Fone : (19) 3478-7027 | E-mail : contato@cnatal.com.br

25
abr

0

NR10: Conheça a norma de segurança em instalações e serviços de eletricidade

norma regulamentadora 10, também conhecida como NR-10, é bastante conhecida pelos profissionais da eletricidade. Se você é leigo no assunto e está buscando informações sobre a NR-10, leia esse post até o final. Vamos abordar neste texto o que é a NR-10, alertaremos à importância do conhecimento e como essa norma é aplicada no mundo da eletricidade.

O que é a NR-10?

A norma NR10 é uma das Normas Regulamentadoras que foram criadas para definir os requisitos e medidas de prevenção e garantia de segurança e saúde dos trabalhadores dentro das áreas de trabalho nas empresas.

NR-10 preza a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e regulamenta todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos, sempre visando garantir a saúde e a segurança dos envolvidos nas atividades de instalações e serviços de eletricidade.

A norma NR10 foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Portaria 3.214, em 8 de junho de 1978, com o nome de Instalações e Serviços de Eletricidade. Essa norma foi reformulada, pois o ambiente e as realidades do trabalho nesta área mudaram com o passar dos anos. Por isso, em 7 de dezembro de 2004, foi renomeada como Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Quem deve aplicar a NR-10?

Todas as empresas e estabelecimentos que possuam trabalhadores que executem e desenvolvam projetos, construção, montagem, opere máquinas ou manutenções em qualquer ambiente que envolva instalações elétricas. Além disso a empresa tem o dever de fornecer EPIs necessários para que o trabalhador possa trabalhar com a segurança que a norma NR10 exige. A NR10 define vestimentas especiais para trabalhar com eletricidade, que devem ser fornecidas pela empresa ao trabalhador.

Curso de NR-10

Os profissionais que trabalham na área só podem atuar em serviços em eletricidade se possuírem o curso de NR-10. É proibido trabalhar sem ter realizado o curso. Há vários fornecedores que oferecem esse curso em todas as cidades do país – faça uma pesquisa e encontre o mais próximo de você. Além disso, pegar indicações de empresas que oferecem esse serviço também é uma boa dica para você ter uma formação de qualidade.

Riscos da Eletricidade

A NR-10 pode sim salvar vidas. Os riscos de trabalhar com a eletricidade é bastante elevado e sempre deve-se ter muita atenção durante a execução de trabalho deste tipo. As eletricidades de baixa tensão podem machucar, mas as de alta tensão podem tirar a vida do colaborador. A NR-10 tem normas de proteção referentes ao choque elétrico e também contra consequências indiretas ao trabalho, como quedas, queimaduras, etc.

As duas medidas de controle da NR-10 são a 10.2.2 e 10.2.3, que referem-se ao seguinte:

  • 10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
  • 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.